domingo, 17 de fevereiro de 2008

Espanha: truques & dicas

Mesmo depois de correctamente informadas do procedimento, o que observamos foi que muitos colegas ficam sem saber como, por exemplo, encontrar um tradutor de Português-Castellano, ou então ficam na incerteza quando alguém lhes pede outros documentos que não os que mencionamos, para tratar do Reconhecimento do Título.
Deste modo, compilamos aqui uma espécie de lista de truques e dicas (entenda-se conselhos práticos) de como ultrapassar os pequenos grandes percalços.


Tradução dos documentos para Castellano:
- Sergio Brandao Cardoso dos Santos (tradutor jurado)
Calle Pilar de Zaragosa, 104-3ºA
28028 Madrid
Telefone 0034 91 361 36 24


Curriculum Vitae em Castellano:
- Tal como em Portugal nos exigem um bom Curriculum Vitae também em Espanha se verifica o mesmo. A nossa sugestão é que utilizem o Modelo Europeu de Curriculum Vitae. Aqui podem construir Curricula Vitae basicamente em todas as línguas europeias. Muito útil.


Investir na aprendizagem de Castellano enquanto se espera a tramitação dos documentos:
- Quando viemos para Espanha reparamos que não nos exigiram um nível de Castellano muito elevado (apenas que os percebêssemos e nos compreendessem). Contudo, dado que o número de vagas livres para enfermeiros está a diminuir com o êxodo de muitos colegas portugueses para Espanha, o que se começa a notar é um aumento no grau de exigência do Castellano falado e escrito.


Pesquisar a melhor das ofertas:
- Este é o melhor dos conselhos que te pudemos dar. As ofertas mais importantes encontram-se procurando! Da nossa experiência pessoal dizemos que a internet é o melhor meio de procurares as ditas ofertas. Existe um conjunto de sites espanhóis que entre todos compilam todas as ofertas de emprego em Espanha (ou então dão a alternativa de navegares até outras páginas que permitam o mesmo). Deixamos-te aqui uma lista dos sites mais relevantes. Nota que em quase todos eles vais precisar de te registar e podes seleccionar a opção que te permite receber uma "newsletter" com as ofertas que te interessem.
- trabajo.org
- www.medicos.com
- infojobs.net
- enfermundi.com
- enfersalud.com
- enfersalud.org


Suspender a inscrição de membro da Ordem dos Enfermeiros:
- Seja para ir para Espanha ou para outro lado, no país de destino existe um órgão semelhante à nossa Ordem dos Enfermeiros. No caso de Espanha, é o Colégio de Enfermeria. Este também vos exige quotas de sócio/membro. Eu, por ser um pouco Tio Patinhas, não me apetece pagar a uns e a outros, quando só estou a usufruir de um deles.
Informei-me junto da nossa OE e fiz o seguinte: Requeri, através de documento próprio, a suspensão da minha inscrição na OE. Há que ter as quotas pagas até ao mês anterior ao requerimento da suspensão, e entregar a Cédula que, relembro, é o nosso título Profissional.
Agora passa-se o seguinte: se a vossa suspensão ultrapassa um ano natural, ou seja, suspendem hoje e deixam passar de 31 de Dezembro desse ano, quando a pedirem de volta têm que esperar 4 a 5 semanas a que seja emitida uma nova cédula com um novo número. Caso contrário, se não passar o ano com a suspensão activa, demora apenas o tempo do expediente, disseram-me duas semanas. Não há custos envolvidos em qualquer dos casos, segundo me disseram na OE, Secção Regional do Norte.
O que vou fazer: suspendi a minha inscrição em Janeiro, tendo as quotas de Dezembro pagas, e tendo esperado que me chegasse a vinheta do ano 2008. Em finais de Novembro peço a Cédula de volta, chegará em Dezembro. Pago as quotas de Dezembro, espero que em Janeiro me chegue a vinheta e suspenso de novo. Mantenho assim o número de Cédula!
Para mais informações, aqui poderás encontrar o que a OE tem regulamentado sobre este assunto.

13 comentários:

ana disse...

Boas :)
Tal como vocês encontro-me em fase de ir trabalhar para Espanha, tenho é uma dúvida... Após tratar da papelada qto tempo vos demorou a obter a homologação do curso?
Obrigada :)
Catarina Pinto

hikawa disse...

Olá ana,
Obrigado pelo comentário
A homologação do curso demorou-nos, e demora, cerca de três meses. Esse período de tempo pode variar consoante trates "da papelada" em Madrid ou na representação em Portugal e também com o número de pedidos que essas representações tenham.

boleias disse...

Catarina,
Os nossos papéis foram enviados a 07/07 desde Pamplona, chegaram a Madrid a 17/07, foi autorizado o Reconhecimento a 28/10 e chegou-nos a casa dia 05/11.

No entanto, houve quem o fizesse desde Madrid a finais de Setembro, e foi aprovado no mesmo dia, chegando a Portugal dia 02/11.

Conclussões a retirar daqui:
1.ª - Os correios espanhóis funcionam mal;
2.ª - Parece que em Madrid esperam até ter uma pilha com uma altura x, para começar a processar os nossos documentos.

Espero ter-te esclarecido.

Sempre ao dispor:

Enfermeiro Internacional

ana disse...

Obrigada pelos esclarecimentos :) Já estava a ficar preocupada, uma vez que tenho emprego em Espanha mas estou à espera da homologação para poder começar. Assim já fico mais tranquila uma vez que é a entidade empregadora que vai proceder à entrega dos documentos em Madrid :)
Obrigada por tudo * * * *
E parabéns pela Blog, foi uma excelente ideia * * *

Maria disse...

Olá!!

Podia esclarecer umas duvidas. Para trabalhar em Espanha é necessario o reconhecimento profissional ou mesmo tempo pode-se iniciar a homologação (este é que demora, certo?). Eu vou entregar os papeis em madrid e posso buscar pessoalmente ou pedir para enviar para uma morada de madrid, quanto tempo acha que poderá demorar este processo?
para inscrição no colegiado é necessario o reconhecimento ou homologação? para este processo é preciso um certificado completo com todas disciplinas descriminadas devidamente traduzido por um tradutor jurado, certo? O tradutor Sr. Sergio demoru muito tempo a traduzir o seu?

Muito Obrigado pela disponibilidade

hikawa disse...

Olá maria,
para trabalhar em Espanha é necessário, simplesmente, o reconhecimento do titulo profissional de Enfermeiro. A Homologação é para efeitos de estudos/académicos. Em termos de tempo o processo de reconhecimento do titulo profissional é variável contudo está previsto demorar um máximo de 3 meses. O pedido do reconhecimento implica o fornecimento de uma morada para envio dos papeis (seja ela espanhola ou portuguesa demorará o mesmo tempo[mais três ou quatro dias se é portuguesa]). Relativamente à tradução só mesmo perguntando ao tradutor a que recorreu!
Boa sorte!

Msfrança disse...

Olá, sou brasileira e de tanto pesquisar conseguir encontrar seu blog que por sinal é ótimo! Gostaria de saber se o processo é o mesmo pra mim que sou brasileira, pois estou no ultimo ano de enfermagem e gostaria de entrar com todo o processo pra ir agilizando as coisas, gostaria de saber tudo o que e posso ir agilizando,obrigada!

hikawa disse...

Olá MSFrança,
antes de mais obrigado, procuramos sempre ser o blog de referência nesta área de Enfermagem.
Quanto ao que nos perguntas, devo dizer-te que, de momento não dispomos de essa informação, uma vez que, tal como pudeste comprovar, o nosso blog se baseia na perspectiva dos enfermeiros residentes em Portugal e que buscam novas propostas de emprego fora do país.
Contudo desde já nos comprometemos a colmatar essa falha, passando a incluir também o que encontremos sobre o ponto de vista da emigração dos nossos colegas brasileiros. Contamos também com a também com a tua ajuda!

Saudações Internacionais

marisa disse...

Olá!
gostei mt do que li. Toda a informação que voces dao, facilita mt todo o processo, já que mts de nos andam ás aranhas com tanta papelada.
Parabens!
tenho uma duvida...pudemos exercer a profissão com o processo de reconhecimento do titulo profissional a decorrer?

hikawa disse...

Olá marisa,

obrigado pelo teu comentário! É mesmo esse o nosso objectivo, evitar que "andem às aranhas".
Quanto à tua pergunta, oficialmente e sobretudo legalmente, não podes. Só poderás trabalhar legalmente no Sistema Privado de Saúde Espanhol ou fazendo contratos temporários no Sistema Nacional de Saúde Espanhol com o Reconhecimento do Titulo.
Todavia há algumas instituições que, ilegalmente, aceitam profissionais cujo reconhecimento está em tramitação.
Aconselhamos vivamente que não aceites propostas destas uma vez que os sindicatos espanhóis são muito exigentes a assegurarem o cumprimento da lei do trabalho.
Alguma dúvida mais dispõe.
Utiliza também o nosso novo fórum na página inicial do blog.


Saudações Internacionais

Anónimo disse...

oi, sou brasileira com nacionalidade portuguesa, estou pretendendo ir trabalhar em portugual ou outro pais da europa como enfermeira o que faço,é fácil de conseguir vaga como enfermeira em portugual,a remuneraçao fica em torno de quanto? como faço para procurar e legalizar meu diploma, quais as exigencias para tal.se puderes responder agradeço. grata

hikawa disse...

Cara colega,
se dizes ter a nacionalidade portuguesa mas o curso de enfermagem tirado no Brasil (como interpreto) então terás que homologar o teu curso para o respectivo país no qual queiras trabalhar. terás que fazer o procedimento país a país, isto é, não poderás fazer uma homologação para ir trabalhar para todos os países da Europa ao mesmo tempo.
No caso especifico que apresentas não dispomos de informação sobre o processo de homologação Brasil-Portugal. Mas caso consigas realizar esse procedimento advertimos-te que a situação de emprego em Portugal, para Enfermeiros, não está nada boa. A renumeração de um enfermeiro em Portugal anda por debaixo dos 1000€/mês de salário base. Ainda assim, tendo a homologação ao titulo em Portugal podes com ela realizar o processo para outros país europeus de uma maneira mais fácil que com o título brasileiro.

Saudações Internacionais!

Hugo disse...

Boas!Já vi que este post já tem alguns anitos, contudo como plos vistos já nem o belmiro me dá trabalho e sou um mísero dum recém licenciado, venho perguntar a vossa opinião em relação a trabalhar em espanha. Eu fiz erasmus por lá e gostei muito, mas parece que foi preciso terminar o curso para deixar de encontrar ofertas pra ir pra lá...não encontro mesmo nada..mas como posso ser eu que não estou a procurar convenientemente gostaria de saber se por aki alguem tem conhecimento de alguma coisa, ou de agências que andem a recrutar pra la actualmente...já la vão + de 6 meses e jáa tou um pouco pro desesperado.
Obrigado por este blog já agora =D
Abraços